Você sabia que os seus pensamentos podem estar atrapalhando você a encontrar o seu emprego? Ou, em outras palavras, as crenças que você tem estão lhe atrapalhando, não só a parte profissional, mas também outras áreas de sua vida?
Vou explicar. Primeiro, vamos a algumas definições. Pensamento é um produto da mente. São duas coisas diferentes. E crença é toda a ideia que você acredita, independente de esta ideia ser verdadeira ou não.
Por exemplo, existem pessoas que acreditam que, em pleno século XXI, a Terra é plana! Mas, vamos pensar: será que a Terra se torna plana só porque estas pessoas acreditam nisso?
Este é um exemplo de crença que existe na cabeça de algumas pessoas, mas que não é real.
Existem também as crenças que são ideias reais. Um exemplo é a crença de que existem raios ultra-violetas que prejudicam a pele, se exposta em excesso. A maioria de nós nunca viu estes raios, mas sabemos que são reais e que realmente podem nos prejudicar.
Ok, Ricardo! Entendi! Mas o que isso tem a ver com o emprego que eu não consigo encontrar?
Já vou explicar. Algumas pessoas acreditam que trabalhar é um sofrimento ou castigo. A grande maioria dos pesquisadores concordam que a origem da palavra trabalho é “trepalium”, que era um instrumento de tortura medieval.
No antigo Império Romano de 2.000 anos atrás, os patrícios e patrícias não trabalhavam de jeito nenhum. Para o trabalho, eles tinham escravos que, inclusive educavam os seus filhos, ou seja, existiam escravos intelectualizados.
Significa dizer que, por mais de 2.000 anos acreditamos que trabalho é um castigo. Ora, isso aparece até no Velho Testamento: o trabalho é o castigo de Adão e Eva pela desobediência de ter comido o fruto proibido. Essa história é de pelo menos 6.000 anos atrás!
Então, psicologicamente falando, usando um termo criado por Carl Gustav Jung, a associação do trabalho com o castigo está no Inconsciente Coletivo, há mais de 6.000 anos, considerando apenas o Velho Testamento!
Então, não se culpe, caso você pense dessa forma! Precisamos entender o que está acontecendo conosco e corrigir o que não está certo em nós. E, esta é uma crença que precisamos corrigir em nós.
Atualmente, a maior parte da população acredita que trabalho é sofrimento ou castigo. E, daí, começam a afirmar que “não gostam de trabalhar”. Que “trabalham porque precisam, se não precisassem, não trabalhariam de jeito nenhum”. Ou então, “odeio a segunda-feira”, e assim por diante.
Então, você poderia me perguntar: “Entendi Ricardo, mas como isso pode me atrapalhar a encontrar emprego?”
Da seguinte forma: quando acreditamos em algo, mesmo que esse algo seja falso, passamos a nos comportar como se aquele algo fosse real e verdadeiro.
E, o nosso Inconsciente faz isso com mais força ainda. O Consciente é a parte da nossa mente que registra o que a nossa atenção foca. Já o nosso Inconsciente registra tudo, detalhes que nem somos capazes de registrar conscientemente.
Mas, o inconsciente tem mais uma característica: o de acatar qualquer crença que nós adotamos, independente de essa crença ser real ou falsa. E, essa aceitação da ideia pelo inconsciente nos faz agir como se aquilo fosse real.