pensamento-ajuda-encontrar-emprego

Descubra Porque os Seus Pensamentos Podem Estar Atrapalhando Você a Encontrar Emprego

Você sabia que os seus pensamentos podem estar atrapalhando você a encontrar o seu emprego? Ou, em outras palavras, as crenças que você tem estão lhe atrapalhando, não só a parte profissional, mas também outras áreas de sua vida?

Vou explicar. Primeiro, vamos a algumas definições. Pensamento é um produto da mente. São duas coisas diferentes. E crença é toda a ideia que você acredita, independente de esta ideia ser verdadeira ou não.

Por exemplo, existem pessoas que acreditam que, em pleno século XXI, a Terra é plana! Mas, vamos pensar: será que a Terra se torna plana só porque estas pessoas acreditam nisso?

Este é um exemplo de crença que existe na cabeça de algumas pessoas, mas que não é real.

Existem também as crenças que são ideias reais. Um exemplo é a crença de que existem raios ultra-violetas que prejudicam a pele, se exposta em excesso. A maioria de nós nunca viu estes raios, mas sabemos que são reais e que realmente podem nos prejudicar.

Ok, Ricardo! Entendi! Mas o que isso tem a ver com o emprego que eu não consigo encontrar?

Já vou explicar. Algumas pessoas acreditam que trabalhar é um sofrimento ou castigo. A grande maioria dos pesquisadores concordam que a origem da palavra trabalho é “trepalium”, que era um instrumento de tortura medieval.

No antigo Império Romano de 2.000 anos atrás, os patrícios e patrícias não trabalhavam de jeito nenhum. Para o trabalho, eles tinham escravos que, inclusive educavam os seus filhos, ou seja, existiam escravos intelectualizados.

Significa dizer que, por mais de 2.000 anos acreditamos que trabalho é um castigo. Ora, isso aparece até no Velho Testamento: o trabalho é o castigo de Adão e Eva pela desobediência de ter comido o fruto proibido. Essa história é de pelo menos 6.000 anos atrás!

Então, psicologicamente falando, usando um termo criado por Carl Gustav Jung, a associação do trabalho com o castigo está no Inconsciente Coletivo, há mais de 6.000 anos, considerando apenas o Velho Testamento!

Então, não se culpe, caso você pense dessa forma! Precisamos entender o que está acontecendo conosco e corrigir o que não está certo em nós. E, esta é uma crença que precisamos corrigir em nós.

Atualmente, a maior parte da população acredita que trabalho é sofrimento ou castigo. E, daí, começam a afirmar que “não gostam de trabalhar”. Que “trabalham porque precisam, se não precisassem, não trabalhariam de jeito nenhum”. Ou então, “odeio a segunda-feira”, e assim por diante.

Então, você poderia me perguntar: “Entendi Ricardo, mas como isso pode me atrapalhar a encontrar emprego?”

Da seguinte forma: quando acreditamos em algo, mesmo que esse algo seja falso, passamos a nos comportar como se aquele algo fosse real e verdadeiro.

E, o nosso Inconsciente faz isso com mais força ainda. O Consciente é a parte da nossa mente que registra o que a nossa atenção foca. Já o nosso Inconsciente registra tudo, detalhes que nem somos capazes de registrar conscientemente.

Mas, o inconsciente tem mais uma característica: o de acatar qualquer crença que nós adotamos, independente de essa crença ser real ou falsa. E, essa aceitação da ideia pelo Inconsciente nos faz agir como se aquilo fosse real.

No caso de encontra emprego: se você não gosta de trabalhar, você está dizendo isso para o seu inconsciente, que aceita o que você está dizendo e passa a fazer você agir de acordo com essa crença.

Daí, surgem o que chamamos de auto-sabotagem: o seu Inconsciente age de acordo com a sua crença. Ele “pensa”: “Ora, se trabalhar é um castigo e você não gosta, então não vamos encontrar emprego não. Eu (o Inconsciente) vou te ajudar! Na hora da entrevista vou fazer você falar uma bobagem e você não vai conseguir o seu emprego! Aí você não sofre!”

Então, depois da entrevista, você fica pensando: “Nossa, por que eu falei aquela bobagem? Esse emprego já era, tenho certeza de que eu não passei!”

Entende o que acontece quando você tem essa crença na sua mente? Chamamos isso de crença limitante, porque limita você, não deixa você conseguir as coisas que, conscientemente você quer, mais inconscientemente não!

E, já que você entendeu, agora você precisa trabalhar isso em você. Você precisa, por exemplo, escrever várias vezes em um caderno: “Eu amo trabalhar!” e “Eu amo a segunda-feira e todos os dias da semana!”

Ou então, repetir essas frases na frente do espelho todos os dias, até você conseguir se reprogramar e reprogramar a sua mente!

Assim, vai ficar muito mais fácil você encontrar emprego! Espero ter ajudado! Até o nosso próximo artigo! Um grande abraço!