Muitos alunos nos procuram perguntando: “Quando começam as turmas presenciais?” Ou então: “Já tem previsão para quando as aulas presenciais vão recomeçar?”

A resposta para ambas as perguntas: Não, infelizmente não sabemos quando voltaremos a ter aulas presenciais. Isso porque não sabemos quando a Pandemia do Covid-19 vai passar.

O primeiro motivo de não podermos voltar ainda reside no fato de que não adianta medir a temperatura das pessoas para saber se estão infectadas ou não. Isso é apenas fazer de conta que se está tomando cuidado. E eu não gosto de faz de conta.

Existem diversos casos de pessoas infectadas que são totalmente assintomáticas, ou seja, não apresentam nenhum sintoma. Vou repetir: Não apresentam nenhum sintoma. Inclusive, não apresentam febre alta.

Agora, imagine se colocássemos essa pessoa infectada no meio de 20 outros alunos. Todos iam se contaminar, independente dos cuidados. Os cuidados só funcionam com o Distanciamento Social, a única forma de prevenção, até o momento, desta doença.

O segundo motivo é um pouco mais complexo.

Hoje, dia 10 de setembro de 2020, a mídia está anunciando que está havendo uma “diminuição na média móvel” em todo o país, tanto de casos de mortos, como casos de infecção.

Eu pergunto: como isso é possível, já que as pessoas estão se aglomerando, participando de festas (aglomeradas)? E não é de hoje.

Enquanto na Itália, quando estavam morrendo 800 pessoas por dia, não havia uma única alma penada na rua, aqui, com 1200 mortes em média por dia (sub-contados, acredito que seja 10 vezes mais que isso, já que não estão testando as pessoas nem as contaminadas, nem as que falecem), as ruas, o transporte público e todos os locais que, normalmente são lotados, estão lotados, como se nada estivesse acontecendo.

Fazer de conta que está tudo bem não vai fazer ficar tudo bem.

Então, não vamos fazer de conta que está tudo bem, eu sei que uma Pandemia está ceifando milhares de vidas, aqui e no mundo, e vamos agir de acordo.

Não sei quando teremos aulas presenciais novamente, pois não sei quando essa Pandemia vai passar.

Faça a sua parte. Se puder, fique em casa, para não se contaminar e para não espalhar a doença por aí.