O Coronavirus veio para nos acordar como Humanidade.
Vamos todos pagar agora por anos de negligência à educação e à saúde do povo (isso vem desde os governos militares, todos tem culpa, inclusive empresários que acham que empresa só serve para ELES sozinhos se beneficiarem).
Então, todos significa: pobres e ricos.
O que os poderosos fizeram com a população agora vai se voltar contra eles mesmos, como já está acontecendo.
Eu não tenho nada contra ricos ou poderosos, desde que eles tenham consciência da responsabilidade que eles têm perante a sociedade.
Um grande erro da sociedade, ocidental principalmente, é de achar que as empresas, inclusive bancos, servem só para dar lucros cada vez maiores para os seus acionistas, donos e dirigentes (administradores).
Errado.
O Governo concede o direito aos bancos de operarem captação e empréstimos para que eles ajudem no desenvolvimento da Economia do país e consequentemente, no desenvolvimento de uma maior Justiça Social.
Os liberais acreditam que o Governo não deve intervir na Economia.
Dizem, por exemplo, que o Governo não tem capacidade para administrar empresas, por isso o discurso de querer privatizar tudo.
Quando estão no poder, geralmente começam a cortar investimentos nas empresas que o Governo possui.
Chamamos isso de “sucateamento”.
Quando não fazemos manutenção em uma máquina, ela fica “sucateada”.
Uma empresa é a mesma coisa.
O sucateamento faz parte da estratégia de privatização de tudo.
FHC estava sucateando a Caixa, quando Lula entrou, que voltou a reinvestir em estrutura e funcionários.
Antes de toda privatização vem o sucateamento, para justificar, porque o discurso liberal (eu não defendo comunismo, mas um capitalismo preconizado por Keynes) defende que o Estado não tem capacidade de gerir empresas e que não deveria interferir na economia de jeito nenhum.
Se Obama (Democrata, Keynesiano) não tivesse atuado na Economia americana em 2008, os efeitos da crise no mundo teriam sido muito maiores.
Quando os Republicanos (Trump, ultraliberais) estão no poder, sempre acontece alguma guerra que interfere no valor do petróleo e/ou beneficia SOMENTE a economia americana.
Veja que nos EUA, esquerda também é capitalista com tendência Keynesiana e direita capitalista ultraliberal.
Não entendo como existem pessoas que ainda defendem o Ultraliberalismo ou Neoliberalismo.
Assim como não entendo como existem pessoas que defendem o Comunismo (muitas vezes disfarçado com a palavra Progressista ou Socialista, que na prática é a mesma coisa), pois é um sistema que não deu certo.
A própria China vive um sistema misto.
A política é comunista ditatorial e a economia, capitalista.
Ambos, Ultraliberalismo e Comunismo são sistemas utópicos (na verdade, eu particularmente vejo como delírios) e são extremos.
Buda, 2500 anos atrás já dizia que “o caminho para o não sofrimento é o caminho do meio” e Sócrates encontrou na frente do templo de Delphos, além da frase “Conhece-te a ti mesmo”, também a frase “Nada em excesso”.
Os 2 sistemas, ultraliberalismo ou neoliberalismo, e o comunismo ou socialismo ou progressismo, são extremos que precisam ser eliminados de cogitação de nossas mentes, se quisermos ter um Mundo mais justo para todos.
Agora, com a pandemia do Coronavírus que estamos enfrentando, (hoje é 25/05/2020) está mostrando para nós que o Estado é sim, necessário para que haja mais Justiça, e mais condições de vida para todos.
Mostra para nós que precisamos cuidar da situação de todos, todos devem ter direito a saneamento básico. Assim, todos conseguem se proteger da COVID-19.
Todos nós precisamos de moradias dignas, em tamanho decente, organizado (e não favelizado), para que consigamos ficar em nossas casas, quando precisarmos, como é o caso no momento.
Todos nós precisamos de educação digna, bem cuidada, para que, em momentos como esse, a população consiga entender a importância do isolamento social, que é o único remédio que nós temos hoje para que os sistemas hospitalares não entrem em colapso.
Todos nós precisamos de um Governo decente, que envie dinheiro para os mais vulneráveis da sociedade, e emprestem dinheiro a juros descentes para as micro e pequenas empresas, pois são elas que empregam as pessoas em nosso país.
Todos nós precisamos de um sistema de saúde melhor do que temos hoje, para sermos capazes de administrarmos melhor situações como essa, em que a contaminação de uma doença coloca em cheque o nosso Sistema de Saúde.
Enfim, precisamos sermos mais inteligentes em nossas escolhas políticas, para que não corramos mais o risco de passar por uma situação como essa e ao mesmo tempo enfrentar uma crise política gravíssima, já que o Governo não faz o que tem que fazer porque “acha” que a doença não é nada.
O artigo explora os investimentos das cooperativas de energia em hidrelétricas no interior do Rio…
O Orkut foi uma das redes sociais mais influentes na história da internet brasileira, sendo…
O Brasil destacou-se recentemente na 17ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), realizada em…
Recentemente, o caso de um bebê de dois meses diagnosticado com coqueluche em Araçatuba trouxe…
Em um marco significativo para a aviação civil brasileira, o país registrou, em 2014, o…
Uma funcionária do Parlamento suíço causou polêmica em 2014 ao ser descoberta publicando selfies nua…